Friday, January 27, 2006

e depois, o sul

o frio de janeiro, o inverno, preenche o vazio abismal dentro de mim.
cresce e enregela-me cada parte do meu corpo.
o frio é o meu sangue.
todos os dias, o caminho a percorrer é tão igual.
conheço tão bem os meus passos...
as pedras marcadas pelo tempo, pelos passos, pelas pessoas.
naquele dia frio, em que o frio do janeiro e o inverno, me preencheu o vazio em mim,
também tinha percorrido aquele caminho,
aquelas pedras marcadas pelo tempo.
conheço tão bem aqueles passos.
conheço tão bem este frio que me preenche,
este sentimento que não me aquece.
conheço bem os meus passos,
aquelas pedras marcadas pelo tempo e pelos passos e pelas pessoas.
naquele dia de frio de janeiro,
avancei, na escuridão que parecia não ter fim,
e dentro de mim, tudo, o medo, esperava por algo que sabia que ia acontecer.
os passos que eu conhecia tão bem fizeram-me avançar.
peguei naquele objecto imóvel, que tantas vezes perigoso, agora me fascinava.
o frio de janeiro e do inverno era intenso e enregelava aquele objecto.
peguei nele e tremia, não sei se do frio se do medo.
o medo olhava de dentro de mim através do transparente dos meus olhos.
peguei no objecto imóvel, escolhi uma bala e carreguei-o.
naquele momento nada mais existia.
as paredes da casa, as janelas,
as pedras marcadas pelo tempo, pelos passos, pelas pessoas, as pessoas.
a vida.
apenas eu e a escuridão que me envolvia em mais escuridão.
e eu ali, nu, impotente contra o frio de janeiro e do inverno.
levei a arma à boca e o seu frio fez-se sentir,
o seu gosto a metal inundou a minha boca, os meus dedos trémulos e frios agarravam o gatilho.
quando apertei o gatilho, o lábio ardeu e senti-lhe o sabor, mas já não interessava.
a bala tinha atravessado todo o seu caminho,
um caminho que conhecia tão bem.
e eu caí, inerte e frio, morto.
o meu corpo virado para sul.
o sangue da minha cabeça agora desfeita brilhava na escuridão.
e depois disso, nada interessava.
o medo, que se preparara para algo que sabia ir acontecer, desaparecera.
o frio de janeiro, do inverno, perdia-se em mais frio daquele dia.
as pedras continuavam lá, as pedras que eu conhecia tão bem,
pedras marcadas pelo tempo, pelos passos, pelas pessoas.
e eu, caminhava um novo caminho,
um caminho que conhecia bem,
caminhava para sul.



by
Ghost Reverie

8 comments:

Reborn said...

by Ghost Reverie, with a little help from José Luís Peixoto.
desde que comecei a ler "Antídoto", senti-me inspirado e principalmente fascinado com o que estava a ler. pode até estar uma merda, mas é algo que gostei bastante de escrever.
take care.

João G. said...

ta mt bom meu ;)
os passos k marcam o tempo, as pessoas k caminham por essas pedras... e sao exas pedras k vivem pa contar a historia! sao elas k estao ca imortais, k vêem o tempo passar e escrevem a historia!

um abraçao GuIlHo

Inês M. said...

Deve ser 1 livro mt bom para t dar 1a inspiraçao destas. Toca fundo, como dizia o prof, é cm s tivexe a mm funçao k a musica... os paxos... ai os paxos... sao 1 marca d nos... mas durarão?
Bjs;)

T. said...

ai..ai... andas com toda a inspiração que me falta..=/

StupiDreamer said...

:O senti a bala a atravessar-me
lindo :)*

Diana said...

caminho pra sul? la pro fim do verao...lol
mas axo k o texto ta bom..a inspiraçao fez te bem :P

Anonymous said...

De uma sentida inspiração em José Luís Peixoto. Apesar de "Antídoto" n ser na minha opinião a melhor obra desse autor, é sem duvida uma das mais tocantes.
Aproveito para deixar tb o meu ajmpoetry.blogspot.com visitem-no, divulguem-no, exprimam-se e comentem p.f.

fiquem bem!

Anonymous said...

Excellent, love it! accounting business package single small user Acuvue colors contact lenses When do you pay inheritence tax cool mist humidifier Definition phendimetrazine Chat ionamin room cheap tickets student airline fares cayo largo Ms imports ca in caracas Thick phat blackjack fucking vid clips Distilled water filter Bowls shampoo accutane Trailer tire racks Media adware removal tv Bling watch